domingo, 22 de março de 2009

Adiamento de encomenda da Venezuela

O Governo venezuelano presidido por Hugo Chávez adiou a encomenda de 50 mil casas pré-fabricadas ao grupo português Lena, por dificuldades de financiamento.
A causa é a diminuição do preço de petróleo nos mercados internacionais (a Venezuela é um dos países produtores) e as dificuldades de crédito nos mercados financeiros. Quer isto dizer , muito simplesmente, que a Venezuela não tem dinheiro para pagar à empresa portuguesa e por isso não vai poder contratar os seus serviços.
O obstáculo cada vez maior de financiamento e o agravamento da divida dos países subdesenvolvidos é mais um entrave ao seu processo de convergência e desenvolvimento, o que vem contribuir ainda mais para o seu atraso. Consequência essa que é das mais cureis da recessão económica mundial.
Por conseguinte, dadas as relações económicas e de negócios com outras economias, em concreto a portuguesa, por arrastamento, estas também saem penalizadas, pois produzem menos, e geram menos riqueza e emprego.

1 comentários:

Carlos Vinagre disse...

Já deves saber da nova. O Chávez assediou o Obama a seguir o rumo do Socialismo. Considera que a reforma do capitalismo será infrutífera.

Vi recentemente um gráfica. O Pib da Venezuela tem crescido muito bem.

A subida dos preços na Venezuela é aceitável. O que não se compreende é que os preços em Portugal não desçam razoavelmente. É caso para dizer que o mercado não dita realmente as ordens.