quinta-feira, 26 de março de 2009

Os preços mais baixos nos hipermercados

Os preços dos produtos em geral são mais baixos nos hipermercados dos nos super, minis ou nas mercearias, mas os volumes de vendas muito superiores, o mesmo acontecendo com os lucros.
Com a crise a apertar, o pequeno comércio sente cada vez mais dificuldades: os clientes pedem fiado e os clientes apertam.
Contudo, resolvi analisar uns dados muito interessantes, que ajudam a reflectir se aquela frase popular que diz que na crise os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Com base nas Demonstrações Financeiras de 2007, calculei e comparei o Tempo Médio de Recebimento e Pagamento dos dois maiores grupos de distribuição em Portugal e reparem:

.......................| ..TM Recebimento ..........TM Pagamento...... | ....Diferença
Sonae ...............| ........ 10.91 dias............................121.2 dias............. |..... 110.29 dias
J. Martins .......| .........10.31 dias ..........................108.68 dias ...........| .......98.37 dias
"Mercearia" ...|..(Quando o cliente receber ordenado) ..........+- 90 dias


Dá que pensar ....
Os que mais e mais cedo recebem são os que demoram mais tempo a pagar ...
Chamo a atenção para dois pormenores: nas grandes superfícies, a maioria dos clientes pagam na hora e que estes são tempos médios e não reflectem a dispersão dos valores.
Estes prazos dilatados dos fornecedores aos grandes grupos pode ser justificado pelo facto destes serem bons clientes e de apresentar um risco reduzido de incumprimento.. Por outras palavras, a parte mais forte impõe-se à mais fraca. Por outro lado, o desfasamento temporal permite, por exemplo, às grandes companhias depositar os recebimentos num banco e tirar daí juros. Portanto, esta é uma das razões justificativas para os preços inferiores.

NOTA:
Os valores calculados resultaram da seguinte fórmula: TMR= Clientes/Vendas e Prestação de Serviços*365e TMP= Fornecedores/Compras*365, que podem ser consultados nas Demonstrações Financeiras de 2007 nos seguintes sites: http://www.sonaedistribuicao.com/ e http://www.jeronimomartins.pt.

0 comentários: